RENOVAÇÃO URBANA DA LAPA, RIO DE JANEIRO.

A Lapa sempre foi referência da boemia carioca. Lugar de convivência de diversas tribos, passando desde o samba até a música eletrônica. Seus Arcos configuram uma das paisagens emblemáticas do Rio de Janeiro.

A Lapa teve seu período de decadência em função da repressão do Estado Novo.

A partir de 1979 o Projeto do Corredor Cultural impulsiona a recuperação da Lapa e de todo o território do Centro Histórico, através do tombamento e do regramento para reformas de edificações históricas.

A renovação urbana da Lapa significou também a retomada de investimentos no lugar.

O 55/Rio hotel esta localizado no Largo da Lapa, ao lado da Sala de Concertos Cecília Meireles. Ocupa dois casarões do Rio Antigo, sendo um deles o Grande Hotel Bragança, patrimônio histórico e cultural da cidade.

Untitled

53_1436991104

53_1382534981

Hotel Bragança Rio - internet

2

4png

5

6

 

 

JOVENS BRASILEIROS NA SALONE SATELLITE DE MILÃO

O Salone Satellite, componente do iSaloni dedicado à produção de jovens arquitetos e designers, tem entre os estandes participantes o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – única instituição de ensino do país a participar desta edição da mostra. Com curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, os projetos buscam inspiração na cultura brasileira. Aos estudantes foi proposto o desafio de materializar objetos que representassem a noção de brasilidade. Confira alguns trabalhos apresentados:
11

Os banquinhos Tom e Vinícius foram feitos de madeira de Jequitibá e trazem formas inspiradas nas calçadas da praia de Ipanema.

12

Nos bancos Pará foram utilizadas sementes “Lágrima de Nossa Senhora” tipicamente usados em terços e como adorno em algumas culturas indígenas. A estrutura é feita com madeira de cedro.

13

A luminária Mona buscou inspiração na flora brasileira, mais precisamente na Mamona, fruto que parece com uma esfera coberta por espinhos.

14

Os bancos Rice and Bean (Arroz e Feijão) homenageiam o prato típico brasileiro. A peça Bean é coberta por pequenos pedaços de cerâmica avermelhada muito usada em construções do interior de São Paulo, já a peça Rice lembra a tonalidade do Cristo Redentor, estátua ícone do Rio de Janeiro.

15

Fonte:  www.bontempo.com.br/isaloni-2017/salone-satellite-apresenta-pecas-de-estudantes-de-design-brasileiros-no-isaloni-2017/

Foto dos alunos: Divulgação Belas Artes

CORES DA ESTAÇÃO

Na feira Salone del Mobile – Milão 2017, foram apresentadas as últimas tendências de cores em ambientes cheios de estilo e design. Confira as charmosas combinações que são a cara na nova estação.

LARANJAS: a tendência são os tons conhaque combinados com verdes e azuis. Eles adicionam uma dose de energia ao ambiente.

AZUIS: os azuis, com predominância do Azul Índigo, usado em mesclas, tons e texturas. Composições atemporais e elegantes.

VERDES: em tons de folha ou com toque terroso. Uma aposta aconchegante e sustentável.

ROSADOS: cor de rosa em tons românticos usados com iluminações variadas. Ideal para sensação de aconchego e neutralidade.

VERMELHOS: em tons vivos são o ponto de destaque e requinte ao ambiente. Cheio de pretenção e combinado ao cinza quente trazem modernidade e personalidade.

 

ARPER-S_ColorTrendsISALONI

BONTEMPI-CASA-S-10_ColorTrendsISALONI

DKOR_ColorTrendsISALONI3

BESANA-6_ColortTrendsISALONI

ARPER_ColorTrendsISALONI

DKOR_ColorTrendsISALONI

PINKANDPURPLE_ColorTrendsISALONI

BORZALINO-S-2_ColorTrendsISALONI_2

Fonte: https://www.dkorinteriors.com/isaloni-2017-interior-color-trends/

REFETTORIO GASTROMOTIVA – COMIDA, CULTURA, INSERÇÃO SOCIAL

 

Na Rua da Lapa nº 108, ao lado de uma praça, encontramos um sobrado revitalizado onde funciona um restaurante – escola.

O Refettorio Gastromotiva é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, que cedeu o terreno, com organizações não governamentais e de pessoas.

A ideia é elaborar refeições com ingredientes excedentes e servir, gratuitamente, para a população vulnerável, incentivando as pessoas do entorno á frequentar o lugar.

Assina o projeto arquitetônico a Metro Arquitetos Associados.

METROGastromotiva-107_copy

METROGastromotiva-148_copy

METROGastromotiva-198_copy

METROGastromotiva-647_copy

REFETTORIO_GASTROMOTIVA_AngeloDalBo_0969

REFETTORIO_GASTROMOTIVA_AngeloDalBo_9956

16.11.METROGastromotiva_254_copy

16.11.METROGastromotiva_153_copy

 

http://www.archdaily.com.br/br/801226/refettorio-gastromotiva-metro-arquitetos-associados