SESC 24 DE MAIO – SÃO PAULO

Inaugurado no centro de São Paulo, dia 19 de agosto, o Sesc 24 de Maio. Com 28 mil m² de área construída, distribuídos em 13 andares, a mais nova unidade da rede deve receber cerca de cinco mil pessoas por dia.

Projetado por Paulo Mendes da Rocha, em parceria com o escritório MMBB, a obra traz a ideia de ocupação ao tomar conta de um edifício que, nos anos 70, ficou famoso por abrigar a loja de departamento Mesbla. Os espaços internos foram transformados a partir da estrutura existente, criando uma nova estrutura central que suporta a piscina na cobertura do edifício.

“[A ocupação] É indispensável para a cidade – ninguém vai demolir tudo para construir do zero um empreendimento como esse”, explica o arquiteto.

As rampas de acesso aos 11 andares homenageiam as ladeiras da cidade. Já as enormes paredes de vidro, sustentadas por estruturas de ferro que formam um mosaico espacial, convidam à contemplação da arquitetura – da própria construção e dos edifícios vizinhos. As cadeiras, bancos e mesas de chapa metálica e linguagem modernista, assinados pelo arquiteto especialmente para o projeto, ganham tons de amarelo, azul e vermelho, prezando pelo conforto e pela praticidade.

A construção conta ainda com teatro, uma sala de exposição de 1.300 m², 12 mil títulos em sua biblioteca, 14 consultórios odontológicos, jardim, cafeteria, brinquedoteca, salas para oficina, academia, entre muitos outros espaços.

 

34453256782_b58d91477b_o

de6b295b73a6

paulo-mendes-da-rocha-assina-novo-sesc

sesc_24_de_maio_-_credito_matheus_jose_maria_-_6

sesc_24_de_maio_-_credito_matheus_jose_maria_-_10