O projeto da escola Fazenda Canuanã, no Tocantins, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Aleph Zero, em parceria com Marcelo Rosenbaum, está entre os 62 selecionados ao RIBA International Prize 2018. A competição bienal, promovida pelo Royal Institute of British Architects, busca eleger o edifício mais inspirador do mundo.
O único representante da América do Sul não chama atenção apenas pelo resultado final, mas por todo o seu processo de criação, envolvendo as próprias crianças na concepção dos espaços, além de uma profunda pesquisa de materiais resgatando as tradições da região. O projeto consistiu na construção de duas moradas para 540 alunos internos do complexo mantido pela Fundação Bradesco, em uma área de 25 mil m², com estrutura modular de madeira laminada colada.
“Os alunos vêm de culturas que, muitas vezes, não se reconhecem. Daí a importância de incluir valores indígenas e dos assentados num mesmo edifício. É uma metodologia de design essencial baseada na relação com as comunidades e nos saberes locais, e que pressupõe a cocriação com os futuros usuários ou beneficiários do projeto… Foi um trabalho colaborativo, de pensar como nós como profissionais podemos usar arquitetura como ferramenta de transformação social.” – destaca Marcelo.
Os projetos selecionados ao prêmio serão visitados durante o ano de 2018 e o grande vencedor será anunciado no mês de novembro.