JOVENS BRASILEIROS NA SALONE SATELLITE DE MILÃO

O Salone Satellite, componente do iSaloni dedicado à produção de jovens arquitetos e designers, tem entre os estandes participantes o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – única instituição de ensino do país a participar desta edição da mostra. Com curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, os projetos buscam inspiração na cultura brasileira. Aos estudantes foi proposto o desafio de materializar objetos que representassem a noção de brasilidade. Confira alguns trabalhos apresentados:
11

Os banquinhos Tom e Vinícius foram feitos de madeira de Jequitibá e trazem formas inspiradas nas calçadas da praia de Ipanema.

12

Nos bancos Pará foram utilizadas sementes “Lágrima de Nossa Senhora” tipicamente usados em terços e como adorno em algumas culturas indígenas. A estrutura é feita com madeira de cedro.

13

A luminária Mona buscou inspiração na flora brasileira, mais precisamente na Mamona, fruto que parece com uma esfera coberta por espinhos.

14

Os bancos Rice and Bean (Arroz e Feijão) homenageiam o prato típico brasileiro. A peça Bean é coberta por pequenos pedaços de cerâmica avermelhada muito usada em construções do interior de São Paulo, já a peça Rice lembra a tonalidade do Cristo Redentor, estátua ícone do Rio de Janeiro.

15

Fonte:  www.bontempo.com.br/isaloni-2017/salone-satellite-apresenta-pecas-de-estudantes-de-design-brasileiros-no-isaloni-2017/

Foto dos alunos: Divulgação Belas Artes