SEMANA DE DESIGN DE MILÃO 2018

A Semana de Design de Milão é a maior e mais influente feira de design do mundo. Neste ano o evento mais aguardado pelo universo do mobiliário teve cerca de 2 mil expositores apresentando projetos com tecnologia, flexibilidade, sustentabilidade e design qualificado, em produtos e soluções para uma vida contemporânea que conscientemente olha para o futuro.

Entre os dias 17 e 22 de abril ocorreram os três eventos que foram a Semana de Design de Milão: Fuorisalone, Salone del Mobile e EuroCucina.

O Fuorisalone é um conjunto de eventos distribuídos por alguns bairros de Milão, estendendo as tendências de design para as ruas da cidade.  As exposições não ficam restritas ao mobiliário, setores como o automotivo, tecnológico, telecomunicações, arte, moda e gastronomia também entraram no clima do evento.

O EuroCucina 2018 foi marcado pela incorporação da cozinha não só como ambiente doméstico, mas sim como um local de convívio e socialização. As exposições abrigaram um design contemporâneo que esbanjou inovações e tecnologia. Eletrodomésticos comandados por aplicativos foram os protagonistas, em contrapartida com a tendência de resgatar o toque dos materiais naturais, evidenciando pedras e metais, hortas caseiras, linhas mais leves, vidros translúcidos e iluminação personalizada.

No Salone del Mobile destacou-se a releitura do mobiliário clássico, com reedições de produtos que marcaram época; O apelo às sensações táteis com o emprego de diferentes materiais e texturas como madeira, vidro, cerâmica, tecidos, couro e rochas, que se agrupam em peças únicas; E o resgate de técnicas artesanais e a roupagem ao estilo de marcenaria para os móveis.

Além dos estandes das grandes marcas do Salone del Mobile, este ano um hall do RHO Fiera foi dedicado apenas para designers jovens e inovadores que apresentaram seus produtos para o mercado em busca de meios para produzirem seus protótipos, sendo um lugar de interface com fabricantes e caçadores de talentos.

Confira no vídeo algumas das tendências vistas na Semana de Design de Milão: